











FACETAS DENTÁRIAS
As facetas dentárias são capas extremamente finas (cerca de 0,3mm) desenhadas e personalizadas individualmente, originam uma correção com aparência muito semelhante ao dente natural. As facetas dentárias revestem a parte externa do dente e têm como principal objetivo melhorar a sua aparência, assim como permitem alterar a cor, a forma, o tamanho, a posição dos dentes para criar o sorriso dos seus sonhos.
Dizer que não apesar de raro, seria incorrecto, porque ocasionalmente o Paciente pode originar situações de stress mecânico que ultrapassam a sua resistência, como descuidar-se e trincar algo muito duro ou ocluir numa posição incorrecta de contacto interdentário entre arcadas. Aconselhamos goteira de proteção noturna em casos extensos.
ALINHADORES INVISÍVEIS
Dentisteria
A alimentação, com a moda dos sumos de fruta naturais tem pelo efeito desmineralizante da acidez tornado a sensibilidade dentária cada vez mais comum. O aumento da esperança de vida do paciente e dos próprios dentes pela natural retração gengival expõe a raiz do dente não protegida pelo esmalte e assim mais sensivel.
Geralmente a sensibilidade ao quente é de origem periodontal ou seja da mucosa gengival que nos casos mais graves degenera na vulgo "piorreia" que até provoca perda dentária.
A KlíniKa dispoem dos profissionais e produtos terapeuticos adequados para o ajudar.
Existem várias soluções que o médico dentista pode propor para solucionar dentes escurecidos:
branqueamento dentário
restauração a resina composta
coroas em cerâmica
faceta de cerâmica.
Todos casos são vistos de forma individual, assim o melhor é mesmo pedir o conselho coma nossa equipa para encontrar o melhor tratamento para si.
As restaurações só precisam de ser substituidas se houver infiltração ou recidiva de cárie, por fraturas ou por motivos de exigencia estética.
A amálgama vulgo "chumbo dos dentes" tem sido banida ou evitada pelos seus componentes ou eventuais efeitos e assim também pela estética ao não quererem os pacientes ter obturações escuras por vezes são substituidas melhorando o sorriso.
A recidiva de cárie é possivel dado ser de origem bacteriana, por remanescer focos de microscópicos de bacterias, apesar da remoção da cárie. Por outro lado pode haver infiltração pelo desajuste nas margens da restauração. Assim mais vale prevenir com os cuidados diários de Higiene Oral, escovagem e fio dentário e no minimo uma consulta de Higiéne Oral de 6 em 6 meses.
Periodontologia
A mucosa gengival é sensivel à placa bacteriana e ao tártaro vulgo "pedra dos dentes" que provocam uma inflamação bucal e vasodilatação e permeabilidade dos vasos capilares aumentam a hemorragia pelo traumatismo ou até expontanea em casos mais graves.
Todavia também há outros fatores fisiologicos como na gravidez ou puberdade por questões hormonais que potenciam o sangramentos.
O aumento da gengiva nomeadamente das papilas que até podem recobrir parcialmente os dentes denomina-se Hiperplasia Gengival que pode ser uma reação inflamatória a alterações hormonais ou efeito secundário de medicamentos como por exemplo anti epiléticos e anti depressivos.
Existem outras causas que poderão ser por nós diagnosticádas.
IMPLANTOLOGIA
Não! O tratamento com implantes dentários não é doloroso e se o caso é complexo, na KlíniKa tornamos simples pela experiencia de mais de 26 anos do nosso diretor clínico e a constante inovação tecnológica.
É feito com anestesia local similar a outros procedimentos dentários, realizados num consultório mas com cuidados acrescidos.
A ausência parcial ou total de dentes tem um impacto muito significativo na qualidade de vida, a nível estético e funcional.
Implantes dentários e uma nova coroa ou ponte com cerâmica a mimetizar dentes naturais, são a solução mais duradoura e completa para qualquer pessoa com esta patologia. Recupera o sorriso, a função, o conforto e a estética dada por um ou mais dentes naturais.
Maioritariamente, é quase impossível descobrir a diferença entre uma coroa ou ponte implanto suportada de dentes naturais
Um grande numero dos nossos pacientes provém de diversos pontos de Portugal, do continente ou Ilhas e muitos do Estrangeiro referenciados pelo sucesso e conforto com que outros pacientes lhes relataram. Estamos preparados para realizar os exames de diagnóstico necessários e executar a cirurgia se possivel no próprio dia. Dado que normalmente possuimos stock de implantes com diversas caracteristicas e medidas que se adaptam à maioria dos casos. Só em casos contra indicados não conseguimos colocar os implantes pretendidos e acredite que num rebordo osseo residual em condições favoraveis o procedimento demora 10 minutos e sem dor e por vezes imediatamente reabilidados com uma coroa.
A longa experiência do diretor clínico, Dr. Carlos Adriano, e da sua equipa utilizando as mais recentes tecnologias e materiais de elevada qualidade permitem uma duração tão prolongada na maioria dos casos, que torna desprezível essa preocupação.
O tempo de vida de um implante dentário e coroa, varia de pessoa para pessoa e no nosso caso depende mais do doente que tem a responsabilidade de cumprir com a manutenção.
Alguns estudos indicam que há inúmeros casos de implantes que já ultrapassaram os 30 anos na boca dos pacientes mas infelizmente quando o doente nao cumpre
Um implante é como um parafuso ortopédico utilizado na consolidação das fraturas ósseas assim a taxa de sucesso é bastante elevada, na ordem dos 98%. Apesar de raro, nalguns casos, pode não haver osteointegração do implante (consolidação do implante no osso).
Descrito em cerca de 2% dos casos mas sendo possivel substituir por um novo Implante. A KlíniKa dá uma garantia por ocorrencias em determinado periodo de tempo após colocação, sendo o custo do implante gratuito.
O Titanio já era utilizado em ortopedia pela sua biocompatibilidade e não está relatada nenhuma alergia a implantes dentários de Titanio. E em particular, a KlíniKa utiliza marcas topo de gama disponibilizando aos seus pacientes o registo fidedigno dos materiais utilizados.
Disponibilizamos quando da intervenção os registos de todos os componentes e materiais utilizado, e como sao certificados, e de marcas internacionais, qualquer necessidade de assistência por outro profissional é assim facilitada.
A quantidade de metal envolvido não origina sinal nos detetores de segurança.
Pela formação Médica do Dr. Carlos Adriano, nosso diretor clínico, foi uma das suas preocupações pelo conhecimento de patologias que poderiam vir no futuro a ocorrer no paciente e assim a necessidade de realizar esses exames.
Com os Implantes utilizados na KlíniKa é possivel, e como os pacientes são portadores do seu registo se qualquer dúvida dos institutos de radiologia é de imediato esclarecida
O Titanio foi o material mais estudado e com maior sucesso na Ortopedia e depois na Medicina Dentária relativo à biocompatibilidade. Surgirm outros materiais ou ligas e mais recente Implantes em Zircónia mas algumas ocorrencias, nomeadamente cisalhamento/fratura têm sido vistos com alguma precaução.
Odontopediatria
Logo que apareçam os primeiros dentes devem levar o vosso filho ao dentista. Mas os cuidados de Higiene começam antes desse evento.
Não atrasem muito a data da primeira visita, para que a consulta ao dentista não se torne algo difícil ou causse ansiedade à criança porque quanto mais nova menos medos e receios tem.
É muito importante habituar um bebé à higiene dos dentes que normalmente erupcionam aos 6 meses.
A higienização começa a nivel da mucosa mesmo antes de erupcionarem retirando residuos da alimentação aglutinados à mucosa com uma compressa húmida evitando o mau hálito.
Posteriormente com a sucessiva erupção dentária o método de limpeza de limpeza vai variando mas poderá consultar os nossos Odontopediatras que lhe daram toda a informação.
Não deverá forçar o dente de leite a sair porque a raiz poderá não estar suficinetemente reabsorvida e a esfoliação será dolorosa com hemorragia profusa, o que poderá assustar a criança.
Por vezes o dente de leite fica a abanar mas não cai e até pode ser doloroso e impedir a mastigação. Deverá marcar uma consulta com os nossos profissionais dedicados à Odontopediatria.
Infelizmente ainda existe o hábito de represália de dizer " O doutor dá te uma pica" ou contarem na presença de crianças eventos dolorosos relacionados com a Medicina ou Estomatologia. Isso pode afetar a criança criando medos infundados. Porque não o levar à acompanhar uma consulta sua e assistir a uma rotina ou levar a uma consulta dos nossos Odontopediatras que possuem as técnicas e conhecimentos de abordagem psicológica para essas situações.
Estética dentária
O DSD (Digital Smile Design) baseia-se numa análise tridimensional por calculos aritméticos de porporcionalidade que ao contrario de uma verdadeira estética passou em alguns casos a ter um efeito cosmético em que ao contrário da personalização passou-se a conceber sorrisos por calculos com algoritmos compotorizados, assim a KlíniKa sob a sua orientação da sua direção clinica, Dr. Carlos Adriano, defende o signature smile, ou seja, sorriso com assinatura em que se utilizão uma análise digital mas personalizada para cada paciente conforme as suas caracteristicas fisicas mas também de personalidade, ou seja dentes com alma. Não queira ter um sorriso "teclado de piano"
As facetas dentárias podem ser "lentes de contacto para os dentes" quando a espessura é minima não necessitando de quase nenhum desgaste, mas ambas técnicas cobrem a face anterior dos dentes anteriores corrigindo com este tipo de tratamento, a cor, a forma, a orientação ou a dimensão dos dentes.
Podem ser realizadas em diferentes materiais, nomeadamente em cerâmica ou resina composta.
A maioria das pessoas pode fazer um branqueamento dentário através de tecnicas no consultório ou em casa com a utilização de um gel de branqueamento e goteiras personalizadas e só em dentes naturais.
Infelizmente pela falha na legislação e basta fazer uma pesquisa na Internet encontramos diversos métodos de "branqueamento dentário" mas que muitos deles provocam danos e feitos irreversiveis na estrutura dentária, nomeadamente alguns desmineralizam o esmalte enfraquecendo-os. Pelo contrário a KlíniKa aplica tecnicas e produtos certificados com efeitos mais eficaz e duradouros.
Existem algumas limitações técnicas como dentes com grandes superficies restauradas dado que o branqueamento só é efectivo na porção natural. Devido a não existir estudos de inocuidade durante a gravidez e periodo de amamentação não deverá ser feito nesse periodo, tal como eventuais alergias à composição quimica do produto mas algo muito raro.
Por vezes alguns doentes referem alguma sensibilidade quando possuem gengiva retraida ou Hipersensibilidade Dentária prévia mas que facilmente se resolve com técnicas apropriadas que poderemos explicitar na consulta.
Prótese Dentária
As Próteses Totais têm pouca retenção e assim surgiu um sistema de aumentar a estabilidade e retenção através de retentores colocados em implantes que estabelecem uma ligação com a prótese atravez de um encaixe dinamico. Podemos considerar que a Prótese apesar de removivel é semi-fixa, dado que estes conectores têm bastante poder retentivo.
Para desdentados totais fácil e económica de executar.
Aos Desdentados totais disponibilizamos um solução dita topo de gama a um preço justo em que é confeccionada uma arcada dentária sobre uma infra estrutura de material variável que é por sua vez aparafusada no mínimo a quatro implantes por maxilar. De estética e conforto elevado tem um comportamento similar ao de uma arcada dentária natural.
Solução recomendada em diferentes situações como:
dentes com raízes em bom estado, mas muito danificados
dentes com raízes em bom estado, mas muito restaurados ou com diversas intervenções para sua manutenção.
Uma coroa permite cobrir de forma artificial um dente que está parcial ou totalmente destruído.
cirurgia oral
A indicação depende da avaliação pelo nosso profissional, da interferencia dos sisos com o resto da dentição como por exemplo dentes impactados que por versão acabam por destruir o dente anterior, segundo molar.
Por vezes os Sisos estão totalmente inclusos ou seja completamente dentro da estrutura óssea ou semi inclusos em que uma parte està erupcionada e nesta última situação é muito comum originar infecções/inflamações locais por acumulação de detritos alimentares.
A avaliação é individual e para cada dente em si havendo vários fatores que originam essa decisão. A KlíniKa defende preservar os dentes e as estruturas naturais mas em certos casos a estrutura dentária remanescente é inviável de recuperação ou o seu custo não é suportável, mas também há planos de tratamento como de Ortodontia ou de Reabilitação em que se retira dentes viáveis para se obter um finalização terapeutica correta.
Pela experiencia acumulada e técnicas sempre atuais o Pós-Operatório nos nossos doentes é maioritáriamente sem problemas relevantes.
Usamos procedimentos o menos invásivos possiveis, não traumáticos para as estruturas adjacentes e o doente é medicado preventivamente para as possiveis intercorrencias.
Na procura da atualização tecnológica pelo nosso diretor clínico, Dr. Carlos Adriano, na KlíniKa por vezes em certas intervenções utiliza-se através de uma pequena colheita de sangue do próprio paciente um concentrado de fatores biológicos que favorecem a recuperação no pós operatóriom, cicatrização ou crescimento do osso nos casos em que é necessário o aumento do rebordo residual ou preenchimento do alveolo pós extração.
É um processo similar a uma simples colheita de sangue para análises, executada por um médico ou enfermeiro e com um prótocolo cientificamente comprovado, e até atualmente utilizado em outras áreaso como na recuperação de atletas de competição.
A KlíniKa possui metodos de diagnóstico complementar que permitem na maioria dos casos avaliar por meios radiológicos as estruturas ósseas e dentárias, e assim diagnosticar e avaliar as suas necessidades e indicaçoes terapeuticas cirúrgicas.
Também possuimos em stock os materiais e componente para ser realizadas as maiorias das cirúrgias de forma imediata após a avaliação médica do paciente.
Poderá nos sempre contactar previamente para expor as suas dúvidas e pretenções.
ortodontia
A ortodontia não movimenta só os dentes mas também tem implicações no desenvolvimento ósseo e assim existem aparelhos funcionais que são aplicados mesmo em dentição mista dentes deciduos e definitivos para favorecer a crreção dos maxilares e subsequentemente a erupção e o correto posicionamento dos dentes.
A Ortodontia interceptiva previne assim correções mais complexas.
Existe um sistema em que utiliza-se uam sequencia de goteiras transparentes que sucessivamente vão alterando e corrigindo a posição dos dentes não é indicado para todos os casos mas tem uma grande aceitação, nomeadamente por adulto, jovens adultos e adolescentes com exisgencias estéticas por razões pessoais ou profissionais.
Não estão indicados em todos os casos, mas podemos avaliar a possivilidade.
Apesar de ser comum a Ortodontia fixa com braquets metálicos a KlíniKa disponibiliza brackets em ceramica que mimetizam a cor dos dentes tornando os aparelhos quase imperceptiveis à distancia social de contacto. Também se pode utilizar arcos de cor branca que ainda torna mais estético a aparelhagem.
Na ortodontia fixa em que se colocam brackets, que são pequenas peças coladas nos dentes por onde passa um arco que permite a movimentação das peças dentárias existe uma nova tecnologia em que o arco fica retido na ranhura do bracket através do encaixe e assim permite forças mais intenças com tratamentos mais rapidos.
endodontia
Quando a polpa dentária sofre trauma por processos infecciosos, inflamatórios ou mecânicos como nas fraturas, há uma resposta inflamatória que pela polpa estar encarcerada num tecido mineral não expansivel, ou estar exposta aos estimulos externos, provoca um quadro doloroso de grande intensidade.
É necessário remover este tecido que é enervado para a dor desaparecer.
A Desvitalização se for realizada no tempo e com técnicas corretas tem pouca probabilidade de alterar a cor, que se deve à oxidação do ferro da hemoglobina do sangue extravazado da polpa.
Todavia se ocorrer é possivel tratar os dentes escurecidos com, por exemplo, o branqueamento interno ou externo. Nos casos graves poderá ser necessário prótese fixa.
A evolução dos sistemas de amplificação de imagem permitiu na medicina a observação com ampliações muito grandes mas à distancia, ou seja, com um espaço passivel de se manipular os tecidos neste caso o dente. O Microscópio Cirúrgico já era utilizado em outras àreas da Medicina porque permite intervencionar com um grau de observação ampliado e assim detetar patologia invisível à vista desarmada.
oclusão
O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger dos dentes, de forma involuntária, maioritáriamente no periodo noturno afectando a musculatura mastigatória e desgastando a superficie de contacto entre os dentes. Em casos graves pode haver uma redução drástica da altura dentária comprometendo a saúde oral.
A Ortopedia utilizava nas grandes e pequenas articulações terapeutica intra articular com injeção de àcido hialurónico. A evolução da Medicina Dentária transpôs essas técnicas para a pequena articulação para a pequena articulação temporomadibular.
A KlíniKa We Care disponibiliza esse tipo de terapéutica que tem indicações próprias mas com grande sucesso.
Podologia
NÃO! O técnico de pedicure não tem o mesmo nível de formação e habilitação a diagnosticar a patologia dos pés. Cuida da estética e cosmética dos pés com maior realce para as unhas e tecidos moles adjacentes.
O Podologista é o profissional de saúde com cédula profissional emitida pela ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde) habilitado a diagnosticar e tratar as doenças dos pés. O Podologista pode orientar o utente para um crescimento e desenvolvimento correto do pé e da marcha da criança, prevenir o aparecimento de lesões do aparelho locomotor nas diferentes modalidades desportivas, diagnosticar patologias dos pés de forma a tratar precocemente e evitar as incapacidades de caminhar, tratar a dor e melhorar a qualidade de vida do doente.
Os pés são estruturas anatómicas complexas, estabilizadores, amortecedores e motores de propulsão que são fundamentais para a saúde e o bem-estar geral, exigindo cuidados especializados. Certifique-se de que está a ter consultas com um Podologista certificado pela ACSS e que está preparado para cuidar do seu pé.
Trate dos seus pés na KlíniKa We Care.
Osteopatia
É uma terapia para qualquer idade, não é agressiva, é bem tolerada mas a sua escolha é individual, personalizada e adaptada às necessidades de cada paciente.
É uma técnica manual que avalia o ritmo sacro craniano ou seja o movimento do líquido que envolve o cérebro e a espinal medula. Defende que a normalização da pressão e a mobilização do líquido cefalorraquidiano alivia as tensões que restrigem o normal funcionamento do sistema nervoso central.